Entrevista exclusiva com o Professor Marcelo Ribeiro Silva sobre a Cartilha da Auditoria da Dívida Pública

Entrevista exclusiva com o Professor Marcelo Ribeiro Silva sobre a importância Cartilha da Auditoria da Dívida Pública Ferramenta fundamental para garantir transparência, correta aplicação dos recursos públicos e desenvolvimento socioeconômico do Brasil”.
Professor Marcelo Ribeiro Silva é Graduado em Administração, mestre em Administração e Desenvolvimento Organizacional e Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (São Paulo/SP). Atualmente é professor e pesquisador da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) nas disciplinas de Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional e Teorias das Organizações na graduação, especialização e pós-graduação. Também coordena o Mestrado Profissional em Administração Pública em Rede Nacional (Profiap) e a Auditoria Cidadã da Dívida.

Veja a entrevista:

SISTA-MS – Para quem é destinada a Cartilha da Auditoria da Dívida Pública?
Professor Marcelo Ribeiro Silva –
Bom, primeiramente a cartilha ela é destinada a todos os cidadãos brasileiros. Por que a cartilha? Porque o assunto ele é muito complexo e a maioria das pessoas, inclusive pessoas com formação superior tem dificuldade em entender esses conceitos econômicos e tem como objetivo atingir o máximo o maior número de pessoas de cidadãos possível.

SISTA-MS – Qual a importância do Lançamento da Cartilha da Auditoria da Dívida Pública, 1º Encontro Cultural-Científico, que será realizado dia 02 de setembro?
Professor Marcelo Ribeiro Silva –
Dada a complexidade do assunto, o meio acadêmico acabou tratando dos assuntos da auditoria cidadã da dívida. Então o que diz respeito a administração pública, suspeita recursos públicos, diz respeito a macroeconomia, diz respeito ao desenvolvimento do país como um todo e a Academia se interessa pelo assunto.
Portanto, esse lançamento no âmbito acadêmico é especialmente uma maneira de corresponder aos anseios de alunos e professores do curso de ciências econômicas e também do mestrado profissional em administração pública, sendo um conceito acadêmico muito forte

SISTA-MS – É preciso que a sociedade e os movimentos sindicais e sociais assumam a tarefa de entender o endividamento e todas essas questões?
Professor Marcelo Ribeiro Silva –
Sim como eu falei, todos os cidadãos a sociedade civil e também dos sindicatos, associações, movimentos sociais e público geral.
Especificamente encontramos um apoio por parte do SISTA-MS para a reprodução da Cartilha, que entendeu a importância no processo de divulgação. Neste sentido, o SISTA-MS cumpre um papel muito importante em nos apoiar, pois não temos receita própria, nosso trabalho é voluntariado e fazemos parcerias com associações, sindicatos, pessoas, cidadãos que possam contribuir de maneira voluntária. Agradecemos o entendimento da Direção do SISTA-MS que tem prestado no lançamento dessa cartilha.

SISTA-MS – A Cartilha da Auditoria da Dívida Pública atualiza a discussão sobre o sistema da dívida pública. Qual a importância da cartilha a discussão do Marco Fiscal ou do Arcabouço Fiscal?
Professor Marcelo Ribeiro Silva –
É, a gente chama o sistema da dívida porque o sistema ele é muito amplo, ele é muito complexo, e claro ele envolve também essa discussão sobre o arcabouço fiscal, sobre o papel do Banco Central, a independência do Banco Central e dentre outros temas que costumamos dizer: que o sistema da dívida ele é tão grande que ele abarca também muitos movimentos sociais e nas pautas de reivindicação dos sindicatos.
Por exemplo, custo Brasil, a melhoria dos nossos portos, dos nossos aeroportos, questão da privatização e questionamos isso, porque se houvesse uma auditoria da dívida, se houvesse uma responsabilidade referente aos juros praticados no Brasil, talvez essas pautas de reivindicação nem existiriam, porque haveria recurso pra todas, pois a maioria das pautas elas tem haver com a falta de recursos públicos.

SISTA-MS – A luta da auditoria cidadã deve ser uma bandeira da sociedade?
Professor Marcelo Ribeiro Silva –
É uma luta de todos nós. Para você ter uma ideia, Ana Maria Lúcia Fatorelli – que é a nossa presidente da ACD Nacional –, participou da auditoria da dívida da Grécia naquele momento em que a Grécia estava totalmente quebrada.
E aí se verificou que quase 80% de toda a dívida da Grécia já havia sido paga. Então é um assunto de extrema importância, assim como de outros países em que a auditoria da dívida faz a auditoria. Então a auditoria da dívida não prega por exemplo o não pagamento da dívida, ela não prega o calote, ela prega simplesmente uma auditoria. Ela faz auditoria nos contratos, faz auditoria nos juros, faz auditorias naquilo que foi amortizado, foi pago.
Entendemos toda dívida ela deve ter uma contrapartida de um benefício pra sociedade, e essa é a nossa dificuldade, de enxergar quais benefícios uma dívida tão grande, tão crescente que consome quase 50% do PIB brasileiro, e tudo que nós produzimos é para pagamento de juros da dívida, ou seja, nem amortizando a dívida estamos, estamos apenas pagando juros e temos dificuldade em entender essa contrapartida no desenvolvimento do Brasil como um todo, desenvolvimento social, desenvolvimento econômico, o desenvolvimento da infraestrutura do país e o desenvolvimento global do país.
Então é por isso que é um assunto que interessa a empresários, estudantes, movimentos sociais e sindicais, academia e todo cidadão brasileiro. Enfim, é um assunto de extrema importância e por isso a necessidade dessa divulgação e desses apoios que nós temos recebido por exemplo, por parte do SISTA-MS.

Outras notícias

Leave a Comment