Sábado dia 29 de julho, a Seção Sindical Pantanal do Sinpaf participou da reunião do Ministério dos Povos Indígenas na Aldeia Cachoeirinha em Miranda, MS, representada pelo Diretor Suplente de Ciência e Tecnologia, Carlos Padovani. Tambem participaram @s filiad@s Aiesca Pelegrin, Adriana Araujo, Alberto Feiden e Raquel Juliano representando a Embrapa Pantanal.
Na ocasião, Padovani agradeceu o apoio da Aldeia Cachoeirinha na Audiência Pública em defesa da Embrapa Pública, Democrática e Inclusiva, realizada pelo Sinpaf em 8 de agosto de 2022, na Câmara de Vereadores de Campo Grande. Também reiterou o apoio da Seção Pantanal do SINPAF às lutas dos povos indígenas pelos seus direitos e informou que temos discutido com lideranças populares, parlamentares e governo federal um representante do Ministério dos Povos Indígenas no CONSAD da EMBRAPA.
O evento tinha por objetivo o início das tratativas para construção do Plano de Gestão Territorial e Ambiental (PGTA) da TI Cachoeirinha e ocorreu no Centro Comunitário da Aldeia Cachoeirinha,
Município de Miranda – MS, contando com a presença do Dr. Luiz Eloy Terena – secretário-executivo do MPI;
Marcos Kaingang – diretor do MPI; Leosmar Terena – coordenador-geral; Gasparini Kaingang – assessor do gabinete da ministra; Caique Ribeiro – assessor, e os coordenadores da FUNAI e DESEI no MS, além dos caciques das aldeias da região e de atoridades do estado e do município.