Relatos de queda de luz em várias cidades dos estados das cinco regiões do Brasil foram registrados na manhã de hoje.
Pelo menos duas cidades em Mato Grosso do Sul foram afetadas com o apagão que atingiu todas as regiões do país. Há confirmação de que Corumbá e Três Lagoas ficaram sem energia elétrica na manhã desta terça-feira (14).
De acordo com as informações da Elektro, responsável pelo fornecimento em Três Lagoas a cidade chegou a ficar 10 minutos sem fornecimento por volta das 7h30.
A Energisa, que atende a maioria do Estado ainda não apresentou dados oficiais das cidades que foram afetadas.
Os relatos de falta de energia iniciaram por volta das 7h30 (horário de MS) e cidades de 21 estados mais o Distrito Federal, nas cinco regiões, foram afetadas. Dados em tempo real do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) mostraram uma queda abrupta na carga e geração de energia entre 7h30 e 7h44 (horário de MS), com tendência de estabilidade a partir de 8h.
Em nota, o ONS confirmou “uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil. Estados do Sudeste também foram afetados”. A causa da queda é apurada.
O Ministério de Minas e Energia informou que “está trabalhando para que a carga seja plenamente restaurada o mais breve possível”, além de ter criado “uma sala de situação” para acompanhar o caso e determinou a apuração do incidente.
Cidades de 21 estados mais o Distrito Federal, nas cinco regiões, foram afetadas.
Centro-Oeste: Distrito Federal.
Nordeste: Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.
Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins.
Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Sudeste: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Apagão afeta mobilidade na BA e SP
Nas redes sociais, usuários do Metrô de Salvador afirmaram que o equipamento estava sem energia, o que foi confirmado pela CCR Metrô, concessionária do serviço, devido ao apagão.
No Metrô de São Paulo, a “oscilação de energia” causou falha no sistema de portas de plataforma da estação Vila Prudente e a redução da velocidade dos trens na linha 15-Prata. Já a Linha 4-Amarela também registrou lentidão por queda de energia, mas encontra-se normalizada.
Com informações do UOL