Unidade onde funcionará o Nuspen e o Nas.
Texto: Danielle Valentim
A Administração Superior da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul inaugura prédio para atendimento em Campo Grande. O local atenderá as demandas da esfera criminal e de saúde. A solenidade está marcada para às 17h, na na Rua Barão de Melgaço, 128, Centro.
Conforme o defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini, o novo prédio reforça o compromisso de estruturação e aprimoramento da gestão 2023-2025.
“Este momento marca um passo significativo rumo a uma justiça mais acessível e inclusiva para todas e todos. Ao escolhermos cuidadosamente esta localização, levamos em consideração a comodidade e a praticidade para as assistidas e assistidos que buscam nossos serviços. Estamos próximos a linhas de ônibus, facilitando o deslocamento de todos que vêm ao centro para solucionar os mais variados problemas. Este novo espaço simboliza nosso compromisso com a garantia dos direitos, a defesa da igualdade e a busca incansável pela justiça social. Aqui, cada pessoa será recebida com respeito, empatia e dedicação, independentemente de sua condição social, econômica ou de gênero. Sabemos que muitas vezes o acesso à justiça pode parecer distante e burocrático, mas estamos determinados a romper essas barreiras. Este prédio é um símbolo tangível de nossa luta diária por uma sociedade mais justa, onde todos tenham voz e seus direitos sejam protegidos”, destaca o defensor público-geral.
Apesar de se tratar de um prédio locado, a construção do novo local foi elaborada a partir um projeto arquitetônico modular e moderno, com padronização de espaços para atendimento e aplicação das cores e identidade visual da Defensoria Pública.
Conforme o arquiteto Magno Márcio de Souza Ferreira, diretor da Secretaria de Infraestrutura, a parte de atendimento ao público da edificação é toda térrea, estruturada em concreto armado pré-moldado.
“Foram considerados como estruturantes fatores como iluminação e ventilação naturais, acessibilidade e versatilidade dos espaços. Priorizamos a acessibilidade, porque faz parte da padronização das unidades da instituição”, pontua o diretor.
A recepção tem capacidade para mais de 100 lugares, com dois balcões de pré-atendimento e distribuição de senhas, oito posições de atendimento simultâneo, 14 Gabinetes de atendimento ao público, duas salas para Assistente Social, duas salas para Psicóloga, uma sala para atendimento da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), duas salas para as respectivas coordenações de três salas amplas para o cartório e o juizados dos Núcleos, uma sala para a instalação e funcionamento de projetos vinculados ao Nuspen, além de sanitários com fraldário, PCD, masculino e feminino para o público e para servidores(as), copa com refeitório, área de serviço, sala de reuniões, estacionamento com 57 vagas para carros de passeio, além de 15 vagas para motos.
A Instituição investiu na aquisição, montagem e instalação de equipamentos de ar-condicionado e mobiliário próprio para a Unidade, entregando assim à população amplas e modernas instalações devidamente climatizadas e equipadas para o digno recebimento e atendimento ao público.
A solenidade de inauguração contará com a presença de defensoras e defensores públicos, além de membros dos poderes Judiciário, Administrativo e Legislativo.
Serviço
Inauguração novo prédio da Defensoria Pública de MS
Local: Rua Barão de Melgaço, 128, Centro.
Defensor público-geral, Pedro Paulo Gasparini. (Foto: Danielle Valentim)