12º CECUT-MS fortalece compromisso com a classe trabalhadora e define nova direção

Congresso reelege presidente e nova direção da CUT-MS para fortalecer a luta por direitos, em um contexto de governo federal comprometido com a promoção dos direitos trabalhistas e a justiça social

Escrito por: Sérgio Souza Júnior

 SÉRGIO SOUZA JÚNIOR

notice

Ampla Geral Abertura 12 CECUT MS

Nos dias 24, 25 e 26 de agosto, a Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso do Sul (CUT-MS) realizou o seu aguardado 12º Congresso Estadual, marcando um importante momento de reflexão, engajamento e planejamento para o futuro da luta sindical no estado, no contexto das comemorações dos 40 anos da CUT e sua história de lutas e conquistas. 

Reunidos/as na Chácara do Lago em Campo Grande, o evento contou a participação de mais de 180 delegados e delegadas vindos/as da capital do estado e de cidades do interior, representando diversas categorias do serviço público e privado, rural e urbano, o congresso elegeu a nova direção executiva que estará à frente da CUT-MS para o próximo ciclo, 2023-2027.

A gestão anterior, 2019-2023, liderada por Vilson Gregório, presidente reeleito da CUT-MS, desempenhou um papel crucial na defesa dos direitos trabalhistas em um contexto desafiador. Durante a pandemia da COVID-19, a CUT-MS destacou-se por enfrentar as políticas de achatamento de salários e redução de direitos implementadas pelo governo federal de Jair Bolsonaro. 

A luta incansável pela oferta de vacinas, a luta contra a fome, o combate ao desemprego em massa e a resistência aos ataques aos direitos trabalhistas, fizeram parte das batalhas travadas pela gestão anterior.

Neste momento de transição, a nova gestão 2023-2027 da CUT-MS assume o compromisso de continuar lutando pelo fortalecimento dos direitos dos trabalhadores. 

Em um cenário de mudança política, após muitas lutas, com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva para a presidência do Brasil, a CUT-MS se alinha com propostas que visam melhorar a qualidade de vida da classe trabalhadora, mas reforça que a participação ativa e a mobilização da sociedade civil são fundamentais para efetivar essas conquistas.

Vilson Gregório, presidente reeleito da CUT-MS, reforçou a importância da participação ativa da CUT nesse novo cenário: “Devemos avançar, avançar e avançar na conquista de direitos, não devemos achar que o governo fará tudo sozinho. Esse é um governo em disputa, e se for preciso, estaremos mobilizando, nos manifestando e fazendo a luta para fortalecer a conquista de direitos da classe trabalhadora. Esse é o nosso papel”.

Hélio Alves
Vilson Gregório, na aberura 12º CECUT/MS

“Queremos já a aplicação do piso da enfermagem, queremos que se cumpra o piso dos professores, as 40 horas semanais, a criação do piso salarial estadual, entre outras pautas, agradeço a todas as lideranças que nos visitaram no evento e todas as delegações sindicais que participaram ativamente do nosso congresso” reforçou Vilson.

O 12º Congresso Estadual da CUT-MS também foi marcado por homenagens ao deputado Amarildo Cruz, que recentemente faleceu, deixando uma marca significativa nas lutas da central e um legado de lutas em defesa da classe trabalhadora. 

Hélio Alves
Homenagem a Amarildo Cruz,entregue para Vladimir Ferreira, Presidente do PT/MS

Importantes lideranças políticas estiveram presentes, como Vander Loubet e Camila Jara, deputado e deputada federais do PT, Pedro Kemp e Gleice Jane, deputado e deputada estaduais do PT, e outras figuras destacadas da política e da sociedade civil, como o Superintendente Estadual do Ministério da Saúde, Ronaldo Costa, a Coordenadora Estadual do MST/MS, Laura dos Santos, o  Presidente Estadual do PT/MS, Vladimir Ferreira, a Secretária Geral da CNTE, Fátima Silva, o Presidente da UGT/MS, Jéfferson Borges, a representante do Escritório Estadual do DIEESE, Andreia Ferreira, ex-deputado federal Antônio Carlos Biffi, o advogado Paulo Lemgruber e a advogada Giselle Marques.

O evento foi acompanhado por Quintino Severo, Secretário de Relações Internacionais da CUT, reforçando a relevância do 12º Congresso Estadual na construção do 14º Congresso Nacional da CUT, que acontecerá em outubro deste ano, em Praia Grande, São Paulo.

O 12º Congresso Estadual da CUT-MS encerrou-se com um forte espírito de unidade e determinação, evidenciando o compromisso contínuo da CUT-MS em lutar pelos interesses dos trabalhadores e por uma sociedade mais justa e igualitária. 

A nova executiva estadual da CUT-MS, eleita para a gestão 2023-2027, será composta por:

Presidente – Vilson Gregório

Vice-presidente – Alexandre Júnior Costa

Secretária Geral – Dilma Gomes

Secretário de Finanças – Paulo Cesar Lima

Secretário de Comunicação – Carlos Adriano Rolon

Secretário de Formação – Onivam de Lima Correa

Secretário de Organização e Política Sindical – Ednaldo Ferreira Araújo

Secretária da Mulher Trabalhadora – Cléo Bortolli

Secretaria de Relações de Trabalho – Marcley Telles

Secretaria de Políticas Sociais e Direitos Humanos – Adilson Nascimento

Secretária de Juventude – Alicéia Alves Araújo

Secretário de Combate ao Racismo – Santino Cândido Meira

Secretário de Saúde do Trabalhador – Douglas Rodrigues Silgueiro

Secretário de Meio Ambiente – Elaine Oliveira

Secretária de Assuntos Jurídicos – Andreia Gamarra

Secretária de Cultura – Angela Maura

Secretaria de Mobilização e Relação com Movimentos Sociais – Maria Helena Faria

Secretaria Executiva – Filomena Gomes de Souza

Confira fotos da abertura do evento abaixo e dos convidados. Demais fotos serão publicadas na página da CUT-MS no facebook.

HÉLIO ALVES

Hélio Alves
Dr. Ronaldo Costa, Superintendente Estadual do Ministério da Saúde
Hélio Alves
Gleice Jane Deputada Estadual (PT)
500
Pedro Kemp, Deputado Estadual (PT)
Hélio Alves
Vladimir Ferreira, Presidente do PT-MS
Hélio Alves
Quintino Severo, Secretário de Relações Internacionais CUT
Hélio Alves
Andreia Ferreira, Economista, Escritório DIEESE/MS
Hélio Alves
Antônio Carlos Biffi, ex-Deputado Federal e ex-Presidente da CUT-MS.
Hélio Alves
Laura Santos, Coordenadora Geral MST/MS
Hélio Alves
Jaime Teixeira, Presidente da FETEMS
Hélio Alves
Advogado Dr. Paulo Lemgruber
Hélio Alves
Cléo Bortolli, Presidenta da FETIEMS
Hélio Alves
Jéfferson Borges, Presidente da UGT
Hélio Alves
Homenagem Projeto CINE CUT/MS. Coordendores:
Ana Cláudia Salomão e Onivam
Hélio Alves
Homenagem Amarildo Cruz.
Hélio Alves

HÉLIO ALVESHÉLIO ALVESHÉLIO ALVESHÉLIO ALVESHÉLIO ALVESHÉLIO ALVESHÉLIO ALVESHÉLIO ALVESHÉLIO ALVES

Hélio Alves
Vander Loubet, Deputado Federal

HÉLIO ALVES

Walter Queiróz
Camila Jara, Deputada Federal (PT)
Sérgio Souza Júnior
 Alexandre Canteiro, Superintendente Regional do Trabalho em MS

WALTER QUEIRÓZ

Hélio Alves
Fátima Silva, Secretária Geral da CNTE

HÉLIO ALVESHÉLIO ALVESHÉLIO ALVES

Hélio Alves

CUT MS 12CECUTMS 

Outras notícias

Leave a Comment