A 11ª Reunião do Conselho Nacional de Regimes Próprios de Previdência Social ocorreu no município de Águas de Lindóia-SP, oportunidade em que o colegiado aprovou a automação do deferimento dos requerimentos da compensação previdenciária, entre outros
No dia 09 de agosto, representantes da Confederação dos Servidores Públicos do Brasil – CSPB participaram da 11ª Reunião do Conselho Nacional de Regimes Próprios de Previdência Social (CNRPPS), no município de Águas de Lindóia-SP. Os membros titular e suplente da entidade, Alderi Zanata e Michel Vaz Morrisson, contribuíram com propostas e sugestões que visam a modernização e aprimoramento dos Regimes Próprios de Previdência Social. Na oportunidade o colegiado aprovou a automação do deferimento dos requerimentos da compensação previdenciária, entre outros.
Entre as pautas discutidas, destaque para: Aprovação da Ata da 10ª Reunião do CNRPPS; Principais Pontos da Portaria de Consolidação e Atualização da Compensação Previdenciária a serem deliberados na próxima reunião do CNRPPS; providências adotadas pelo DRPPS; Propostas de alterações na Portaria MTP nº 1467/2022; Propostas em andamento no Grupo de Trabalho de Investimentos.
“Foram tratados vários aspectos relevantes sobre a gestão dos RPPS, mas a mais importante é o Deferimento Automático dos Requerimentos de Compensação, visto que esse é um recurso dos Regimes Próprios que está represado junto ao INSS, é a análise manual que posterga muito o ingresso nos cofres da Previdência Própria. Com essa automação esses recursos estarão disponíveis com maior celeridade, garantindo a sustentabilidade do sistema que tanto primamos”, avalia o Conselheiro Titular da CSPB no CNRPPS, Alderi Zanatta.
“As propostas de alterações foram encaminhadas pelos próprios regimes de previdência, que encaminharam sugestões ao Ministério da Previdência. Seguimos escutando os regimes de previdência própria para melhorar o sistema como um todo”, reforçou o Conselheiro Suplente da CSPB no CNRPPS, Michel Vaz Morrison.
Secom/CSPB