Os representantes do banco russo Sberbank reuniram-se na Sudeco, em Brasília (DF), com os representantes de outras instituições financeiras brasileiras
DANIEL PEDRA – Correio do Estado
O deputado Vander Loubet e a superintendente de desenvolvimento do Centro-Oeste, Rose Modesto, com os banqueiros russos – Luciana Ribeiro/divulgação Sudeco
A superintendente de desenvolvimento do Centro-Oeste, Rose Modesto, e o deputado federal Vander Loubet (PT-MS) receberam, em Brasília (DF), representantes do banco russo Sberbank e de outras grandes instituições financeiras brasileiras, além de representantes das superintendências do desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Amazônia (Sudam).
No encontro, articulado por Vander Loubet, o Sberbank, um dos maiores bancos comerciais da Rússia, apresentou propostas de investimento em sustentabilidade, tecnologia, desenvolvimento econômico e infraestrutura, entre outras áreas.
O alinhamento dos fundos de financiamentos da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) com os investimentos do Sberbank seria vantajoso para ambas as instituições, uma vez que estão sendo priorizadas a agricultura sustentável e a preservação ambiental.
“Esse banco russo tem um modelo muito parecido com o nosso Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Estão buscando a expansão do seu trabalho em outros países e, por conta da relação com o Brasil, têm interesse em financiar projetos de desenvolvimento econômico. Essa parceria com a Sudeco com certeza vai ser muito positiva para o Centro-Oeste e, particularmente, para Mato Grosso do Sul, onde temos demanda por recursos para projetos sustentáveis”, destacou o parlamentar.
O acordo entre a Sudeco e o Sberbank fortalece as relações entre Brasil e Rússia, que fazem parte do Banco Internacional de Cooperação Econômica e Desenvolvimento (BRICS), formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que vem ganhando cada vez mais notoriedade no cenário mundial.
Presentes também ao encontro, dirigentes de bancos nacionais como Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil (Sicoob), Banco de Brasília (BRB), Banco do Nordeste (BNB), Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF) apresentadas propostas que demonstraram interesse em parcerias com a Sudeco e o próprio Sperbank para investimentos em expansão industrial e agropecuária.